Da redação Diego Alves
O ator Vinícius Piedade apresenta o espetáculo Hamlet Cancelado, na próxima quinta-feira (27), no teatro do Sesc Birigui. Os ingressos já estão à venda a partir de R$ 12.
O texto, livremente inspirado em Hamlet, de Willian Shakespeare, mostra ao público um ator figurante inconformado com o cancelamento da maior montagem de Hamlet que aconteceria na cidade e da qual ele sonhava participar.
O cancelamento chega, por meio do produtor da peça, em um áudio no WhatsApp. Mas como não estrear após oito meses de ensaio e de ter anunciado sua participação nas redes sociais, com tudo ali à sua frente? Ele então decide construir por conta própria sua adaptação da peça que não ocorreu.
Para isso utiliza recursos que tem à mão: fragmentos dos textos originais, trechos da proposta do encenador, pedaços dos cenários que estavam sendo construídos e retalhos dos figurinos que estavam sendo feitos, na esperança de poder levar ao público sua pequena versão da maior obra teatral já escrita.
No palco, o ator passeia por alguns dos papeis do texto shakespeariano, com foco principal nas falas do próprio Hamlet. Mas por ter sido o único “remanescente” da montagem cancelada, o personagem se identifica muito com Horácio, o único que sobrevive no drama original.
Hamlet Cancelado foi escrito por Flávio Tonnetti, em parceria com Vinícius Piedade, que também assina a direção do espetáculo. A encenação foi orientada por Fábio Vidal.
Curso
Dois dias antes da apresentação, Vinícius Piedade ministra o curso Construção de espetáculo solo, onde propõe a descoberta da expressão do corpo, do gesto e da voz para o encontro teatral com o público. Partindo desse processo de autoinvestigação, busca a construção de um espetáculo solo, utilizando-se de sua pesquisa e experiência na construção de suas peças.
Carta de um Pirata, Cárcere, Indizível, Identidade e Hamlet Cancelado são solos que fazem parte do seu repertório e são focados na busca de uma construção dramatúrgica própria. Com esses espetáculos solo, Vinicius Piedade tem sido um dos artistas brasileiros que mais circula com obras teatrais pelo mundo, tendo apresentado em 16 países de cinco continentes nos últimos cinco anos.
O curso é gratuito e será na terça e quarta-feira, dias 25 e 26, das 19h às 21h30, com inscrições antecipadas. A idade indicativa é 16 anos.