Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges
“Levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e elas jamais temerão, nem se espantarão; nem uma delas faltará, diz o Senhor”. Jeremias 23.4
Parafraseando um dito popular muito conhecido eu diria: “Diga-me o que vês e direi quem tu és”. Quando digo isso, não tenho a intenção de fazer nenhum tipo de julgamento ou apontar o dedo a ninguém, até porque, não me sinto capaz de fazê-lo, ou se faço, faço a mim mesmo. Fato é que, o que e quem vemos diz muito o que somos; para onde direcionamos o nosso olhar e o que queremos enxergar da vida nos direcionam para aquilo que fazemos e aquilo que vamos nos tornando ao longo da caminhada.
Já dizia Jesus aos seus discípulos e discípulas: “Qualquer que olhar […] com intenção impura, no coração, já adulterou”. Uma canção infantil que cantamos com nossas crianças adverte: “Cuidado olhinho o que vê, o Salvador do céu está olhando pra você, cuidado olhinho o que vê”. Somos muito reativos ao que vemos, por isso, a necessidade de treinarmos nosso olhar para as coisas boas e afirmativas da vida.
Um outro fato sobre o que vemos, é que gostamos de bisbilhotar a vida alheia e cuidar dela no sentido pejorativo da palavra, amamos cuidar da vida alheia e esquecemo-nos de cuidar da nossa. Penso que isso faz parte daquilo que Deus quis comunicar através do profeta Jeremias sobre os maus pastores e pastoras, inclusive dizendo que castigaria a maldade das ações deles e delas.
Mas, por outro lado, há o bom cuidado e as boas ações pastorais que podemos fazer uns aos outros a partir do olhar misericordioso, atento e sensível. Podemos ser o porto seguro de alguém, podemos servir de boa referência para algumas pessoas, podemos ser a placa indicativa que dá o norte, o rumo para a vida de muita gente. Para ajudá-las precisamos enxergálas em meio à multidão que nos cerca.
Através do Profeta, Deus disse que levantaria pastores que cuidariam do seu povo, e de fato, essa é a principal função dos verdadeiros pastores e pastoras: o cuidado diário daqueles e daquelas que Deus nos deu para pastorear. Por isso, guardada as devidas proporções e sem tirar o valor da função clerical na vida eclesiástica, todas as pessoas são chamadas para terem ações pastorais; não terceirize o seu serviço de cuidar de alguns.
Olhe, veja e enxergue aqueles e aquelas que Deus está te mostrando para você cuidar. É altamente provável, e não se engane, que não seja somente a sua família, mas há outras pessoas que precisam do seu olhar cuidadoso e de cuidado; descubra como você pode ajudá-las.
Quem cuida também precisa ser cuidado/a, tenha a certeza de que Deus providenciará pessoas que te veja e te enxergue na vida, inclusive o próprio Cristo está te vendo nesse minuto; fale a Ele o que você precisa.
Rev. Adi Éber Pereira Borges†
Compartilhem, deixe seu Like