Da redação Diego Alves
Araçatuba alcançou o segundo lugar entre os municípios de grande porte (mais de 100 mil habitantes) no Prêmio Fluência Leitora, registrando índice 77% de alunos leitores iniciantes ou fluentes. O reconhecimento foi concedido pelo governo do estado de São Paulo, como parte de um programa dedicado à alfabetização das crianças na idade certa e baseado nos resultados das avaliações Diagnóstica e Somativa de 2023.
São consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.
A Fluência Leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. A atividade prática permite verificar a capacidade dos estudantes no entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados a sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.
O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, comentou sobre a conquista. “Estamos extremamente orgulhosos desse excelente desempenho da nossa cidade na promoção da leitura. Esse reconhecimento não é uma surpresa, pois é resultado do nosso compromisso contínuo com a educação e o desenvolvimento das crianças. Temos investido muito em Educação, porque ela é quem constrói o futuro”, afirmou.
A secretária de Educação de Araçatuba, Silvana Sousa e Souza, destacou a importância do resultado e acrescentou. “Nosso foco agora é manter o monitoramento da aprendizagem das crianças e implementar estratégias eficazes para garantir que todos os alunos atinjam um bom nível de leitura. Sabemos que a habilidade de leitura é essencial para o desenvolvimento de outras competências e estamos empenhados em oferecer o suporte necessário para isso.”
A avaliação ocorreu de forma presencial no meio do ano e no final do ano, com o objetivo de analisar o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos. Os alunos da rede tiveram seus desempenhos de leitura registrados por meio do uso de plataforma externa desenvolvida pelo Caed/UFJF, onde os dados foram enviados pelos docentes das unidades por meio de aplicativo ou site em todas as 30 unidades escolares da rede que possuem salas de segundo ano.
Durante o processo, os professores gravaram a leitura no celular, pelo aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), que também disponibilizou os cadernos de provas para impressão na plataforma online.
Posteriormente, os áudios foram avaliados para que houvesse um diagnóstico preciso sobre o perfil leitor dos estudantes. A atividade prática permitiu avaliar a capacidade dos estudantes de ler palavras, pseudopalavras e textos adequados à etapa escolar correspondente, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.
A premiação aconteceu durante o lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP, que será destinado aos 645 municípios do estado, e terá ênfase na Alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental – incluindo Educação Infantil e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, além de todo suporte e apoio aos alunos do 3° ao 5° ano.
Compartilhem, deixe seu Like