Da redação Diego Alves
Durante patrulhamento ambiental na “Operação 47º Aniversário do 2º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb)”, equipes da polícia ambiental de Valparaíso realizaram uma ação baseada em um mandado de busca e apreensão domiciliar emitido pelo Fórum da Comarca de Valparaíso. A operação ocorreu na data de hoje 19 de junho de 2024, em uma fazenda localizada no Bairro Rural do município.
Após informar o funcionário e morador da fazenda sobre o mandado, os agentes realizaram uma fiscalização minuciosa no interior da residência e nas instalações externas, com foco na busca de armas de fogo e outros ilícitos. Durante a inspeção, foram encontrados chifres de animais silvestres pendurados na parede da sala, indicando a posse de produtos provenientes da fauna silvestre.
Além disso, a equipe constatou a presença de seis cães das raças Pitbull, Boxer e Leão da Rodésia em condições precárias. Os animais apresentavam extrema magreza e ferimentos pelo corpo, possivelmente resultantes de ataques de outros animais durante o manejo de javalis, uma prática que o próprio morador admitiu realizar.
Foi solicitada a presença da médica veterinária do setor de zoonoses de Valparaíso, que atestou o estado de maus tratos dos cães. Em decorrência dos fatos, foram tomadas medidas administrativas, incluindo a elaboração de Autos de Infrações Ambientais contra o envolvido, conforme o Artigo 25, parágrafo 3°, inciso III, e o Artigo 29 da Resolução SIMA nº 05/21. Os chifres foram apreendidos e levados para a sede do 1º Pelotão Ambiental em Araçatuba. No entanto, devido à falta de um local apropriado para os cães, os mesmos permaneceram temporariamente sob a custódia do infrator.
A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia de Valparaíso, uma vez que os atos configuram infração aos Artigos 29 e 32 da Lei Federal 9605/98. O delegado Dr. Rodolfo Freitas Silva elaborou o Boletim de Ocorrência pelo crime de maus tratos a animais domésticos. O autor foi ouvido e liberado para responder ao processo em liberdade.
Compartilhem, deixe seu Like