Plantão de Notícias

Artigo Reflexão: O que tens para comunicar?

Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges

“Isto, porém, vos digo, irmãos: o tempo se abrevia; o que resta é que não só os casados sejam como se não fossem…”
1 Coríntios 7.29

Você é um ser comunicativo; independentemente do grau de timidez ou de desinibição você sempre estará a se comunicar, ou seja, você estará sempre a dizer algo para alguém, para a sociedade e para o mundo. Tudo em você fala; sua boca, seus olhos, sua afeição, seu corpo, seu toque, suas reações, sua escrita, enfim, tudo comunica alguma coisa.

Essa característica dos seres vivos é intrínseca aos humanos também, faz parte de nós, não há como não comunicar nada, querendo ou não estaremos sempre nos comunicando. Mesmo quando não quero me comunicar, estarei a dizer, de alguma forma, que não quero falar. O contrário também é verdadeiro, pois, há muita gente dando todos os sinais que querem falar e não são ouvidas.

Então, a grande questão não é se nos comunicamos, mas o que temos para comunicar. Falar todos e todas falam, mas o que tens para comunicar é relevante? O que vais falar edifica? Ajuda em alguma coisa? É verdadeiro? Tens como provar? O que vais falar deve realmente ser dito? Pense nisso!
Paulo, além de apóstolo, pastor, pregador, discipulador, trabalhador, amigo, companheiro, era um grande comunicador, e por todas essas características tinha muito a dizer e falava com autoridade. Temos muito que aprender com ele.

Depois de refletir bastante sobre a dinâmica da vida que se quer e da vida que se tem, o mundo real e o mundo ideal, o que de fato é prioridade e o que é supérfluo, o que é desejável e o que é possível, entre outros dualismos, o que o Apóstolo quer nos dizer é que precisamos equilibrar as coisas, é preciso equilibrar a vida. Não precisamos ser extremistas, fundamentalistas e fanáticos espiritualistas, mas também não podemos ser carnais, céticos e materialistas apegados a este mundo.

A teologia cristã lida com a liberdade e o equilíbrio de desfrutar com sabedoria e responsabilidade da vida nesse mundo sabendo que o tempo é breve, e a vida que está por vir nos cobrará os resultados de nossas escolhas.

O que tens comunicado na vida? De clichês e respostas prontas o mundo já está cheio. Ainda que possam ser usadas nem sempre convém; meras repetições e reproduções impensadas mostram imitações baratas. O que temos para comunicar precisa gerar vida.

Já dizia Jesus Cristo, comunicamos o que carregamos no coração; nossa boca e nosso corpo expressa aquilo de que está cheio o coração, por isso, precisamos sempre da purificação da mente e do coração.

Comunique-se, diga o que quer, o que espera, o que te aflige, o que te angustia, mas acima de tudo, fale da alegria, do amor, da paz. Não comunique preconceitos e racismos; diga ao mundo as vontades de Deus. As vontades de Deus.

Rev. Adi Éber Pereira Borges†

Compartilhem, deixe seu Like

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by