Plantão de Notícias

Artigo Reflexão: “Ofereça frutos saudáveis e saborosos”

Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges

“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. João 15.5

Preciso lhe fazer uma pergunta. Você já colheu uma fruta direto da árvore e a comeu? Muito provavelmente, a grande maioria de nós já esteve em um pomar ou embaixo de uma árvore frutífera e teve a alegria de pegar e comer o fruto dessa árvore. Lembro-me de uma vez em que fui à chácara do sogro de um amigo, e lá havia vários pés de manga; árvores saudáveis e bem cultivadas que nos ofereciam mangas saborosas; naquele dia devo ter comido pelo menos umas dez mangas ali mesmo sob a sombra das árvores.

Em alguns lugares ou países, o cultivo de parreiras são comuns. Pessoas se especializam no plantio e colheita dessa fruta, e quem tem a oportunidade de visitar esses lugares é convidado a colher e comer uvas direto da parreira. E é dessa planta que Jesus usa a metáfora para ilustrar a sua relação conosco; diz Ele ser a videira verdadeira. 

Mesmo nascendo, vivendo e se desenvolvendo em um ambiente extremamente urbanizado não é difícil captar e entender as lições que Jesus pretende transmitir com as imagens que apresenta. Basta um pouquinho de interesse e curiosidade e logo entendemos o seu ensinamento. 

Um pomar bem cultivado, oferecendo todo o cuidado necessário, sempre retornará ao seu cultivador frutos saudáveis e saborosos. Isso, na metáfora de Jesus, Deus, o Pai Celestial, que é o agricultor, sabe fazer muito bem.

Oferece todo o cuidado e atenção com a sua videira, inclusive levantando os ramos que estão sem produzir para receber a luz e o calor do sol, tira todos os empecilhos que impedem de florescer e produzir frutos.

Se Jesus é a videira, nós somos os ramos, que, cuidados pelo cultivador da parreira, podem produzir frutos bons e saborosos. Mesmo com todas as nossas fragilidades, Deus quer contar conosco para a sua produção de bens para um mundo carente e faminto física e espiritualmente. 

O mundo precisa de alimento para sobreviver. O que acontece muitas vezes é que ou há falta de alimento ou o alimento não está bom para o consumo, está podre e sem nutrientes. Talvez seja por isso que vivemos ainda num mundo cheio de maldades, violento e desnutrido, mas ainda há esperança.

Há esperança porque aqueles e aquelas que estão conectados em Jesus vão continuar produzindo e oferecendo frutos saudáveis e saborosos da salvação. Se você está nessa condição, certamente receberá nutrientes (sabedoria, ensinamentos e vida)  da videira e os cuidados (graça, misericórdia e oportunidades) do cultivador, e assim, partilhar com quem convive com você e com o mundo os frutos de sua vivência com a videira. 

Leia Gálatas 5.22-23 e descubra o que você pode oferecer ao mundo e contribua na missão de Deus.

Rev. Adi Éber Pereira Borges†

Compartilhem, deixe seu Like

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by