Plantão de Notícias

Artigo Reflexão: “Uma visão do futuro”

Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges

“Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e
eles serão o meu povo”. Jeremias 31.33

Quero te convidar para explorar a sua imaginação, dar asas aos seus pensamentos e sensações e viajar num mundo de possíveis realizações.

Imaginemos um país ou mesmo um mundo onde todas as pessoas, sem exceção de nenhuma delas, têm acesso a todas as informações necessárias para o seu bem viver. Imaginemos um mundo onde as pessoas possuem conhecimento irrestrito de seus direitos e deveres e que não são pegas de surpresa. Imaginemos um país onde não há ninguém com informações privilegiadas que as tornem capazes de dominar, manipular e explorar outrem. Imagine um país onde as pessoas não ficam desconexas de sua realidade por falta de conhecimento. Imagine um país livre das desigualdades, das maldades e da ganância. Imagine um mundo livre da prepotência porque aquela pessoa sabe mais do que a outra. Imaginemos um país onde a educação de fato é para todos.

Pare e pense! Quais foram as suas reações? O que você sentiu? Quais foram os seus pensamentos? Você acha isso perfeitamente capaz e realizável? Você gostaria de viver nesse país ou mundo? Quem você gostaria que estivesse lá contigo? Pra você, todas as pessoas terem todo conhecimento necessário, é bom ou ruim? Você se sentiria realizado/a?

O profeta Jeremias teve uma visão do futuro; a ele foi revelado esse mundo ao qual eu e você estamos sendo convidados a fazer parte. O Profeta nos transmitiu essa visão revelada por Deus, e o mais interessante é que essa revelação foi registrada para que todas as gerações que virão após ele tivessem livre acesso a essa informação.

O país que eu te convidei a imaginar já existe em parte, e será completo no dia em que Deus estabelecer de forma definitiva o Seu Reino. Por enquanto, temos relances aqui e acolá dessa realidade; descobrimos, vezes ou outra, grupos que já experimentam, mesmo que parcialmente, o acesso livre às orientações divinas.

Mas ainda vivemos escorados no antigo propósito onde as boas orientações para a vida estavam escritas em pedra e papel, e onde alguns detêm as informações, mesmo que divinas, e as usam para manipular, escravizar, torturar e explorar o seu semelhante. Ainda vivemos num mundo onde precisamos ensinar e educar uns aos outros.

Nessa quinta semana da Quaresma, somos convidados a pensar que, ainda que já saibamos muito do que é certo e o que é errado, continuamos trilhando caminhos errantes. Mas, segundo a profecia já revelada, chegará um tempo onde o novo propósito divino se completará e todas as pessoas terão, livremente, todas as informações na mente e no coração para o bem viver; nem será preciso ensinar alguém. O próprio Deus já terá orientado e sacramentado as suas boas ideias para o Seu povo.

Rev. Adi Éber Pereira Borges†

Compartilhem, deixe seu Like

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by