Plantão de Notícias

Concerto marca encerramento de curso do trabalho social com pessoas idosas do Sesc Birigui

Foto: Divulgação

Da redação Diego Alves

Uma apresentação como forma de celebração do aprendizado. Essa é a proposta do Concerto: Vozes e Ritmos, que será realizado na quarta-feira (12), às 19h30, no teatro do Sesc Birigui. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes.

O concerto marca o encerramento, em grande estilo, das turmas do curso Canto Coral: Vozes e Ritmos, que acontece em Araçatuba e Birigui. Nos últimos três meses, os coralistas foram acompanhados pela regente Lolita Mattiazzo Lozilla e tiveram a oportunidade de aprender a cantar os maiores sucessos de Rita Lee, tais como “Esse tal de Roque Enrow”, “Desculpe o Auê” e “Doce Vampiro”, entre outros.

A escolha do repertório é feita, primeiramente, pela análise das músicas, que devem expressar valores que precisam ser reforçados na sociedade, neste caso, o empoderamento feminino e a liberdade. Assim, o nome de Rita Lee é uma homenagem à mulher forte e revolucionária que ela foi.

As aulas tiveram início em março, realizadas sempre às terças-feiras pela manhã no Polo Sesc em Araçatuba, e à tarde, no Sesc Birigui. Unindo teoria e prática, o curso propicia o contato com diferentes repertórios musicais, desenvolvendo questões como ritmo, afinação e presença de palco.

Lolita é musicista, regente e educadora musical especializada em Capacitação Docente em Música Brasileira, com pós-graduação em Musicoterapia em Gerontologia. Com vasta experiência, ela ministra cursos, oficinas e aulas de música, além de ter coordenado corais infantis e de adultos, escolas de música e eventos musicais.

Curso

O curso Canto Coral: Vozes e Ritmos, geralmente, é feito em dois ciclos no ano, com duração de três meses cada um. São 65 vagas por ciclo, sendo 20 em Araçatuba e 45 em Birigui. As inscrições são feitas na Central de Atendimento antes do início das atividades.

Ainda não foi definida a data do próximo.

A ação é voltada para pessoas idosas, ou seja, acima de 60 anos, mas como existe um processo de envelhecimento, pessoas a partir de 55 anos também podem participar.
O curso tem importância fundamental na vida da pessoa idosa, pois o trabalho é realizado na sua dimensão social e física, tendo o idoso como propositor e protagonista das atividades, valorizando sua autonomia e reforçando seu valor na sociedade.

TSPI

O curso Canto Coral: Vozes e Ritmos faz parte do TSPI (Programa Trabalho Social com Pessoas Idosas), uma iniciativa socioeducativa criada em 1963 pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) dedicada ao bem-estar e à valorização da pessoa idosa.

Ao longo dessas seis décadas, essa ação se expandiu para todo o Brasil, acompanhando os desafios do envelhecimento populacional. Atualmente, o TSPI está presente em todas as unidades do Sesc, oferecendo uma variedade de atividades que promovem sociabilização, valorização cultural, combate ao preconceito etário e interação intergeracional.

Em São Paulo, a programação está dividida em ações em rede e ações permanentes. As ações em rede abordam questões importantes relacionadas ao envelhecimento, que afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas, tais como a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas e a Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

As ações permanentes são as atividades cotidianas que acontecem em todas as unidades, como cursos, oficinas, workshops, bailes e passeios.

Para além das ações do TSPI, as pessoas idosas estão presentes em todas as programações do Sesc. A instituição é vista por quem envelhece como um local amigável e uma referência de atendimento.

Compartilhem, deixe seu Like

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by