Da redação Diego Alves
Uma ação conjunta da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar de Birigui (SP) realizou neste domingo (04), uma operação contra o uso de linhas com cortantes em pipas, com o objetivo de cumprir uma lei municipal que proíbe o uso de cerol e evitar acidentes na cidade.
Durante a operação, foram apreendidas cerca de 500 pipas, além de carretéis contendo “linha chilena” e linhas com cerol, material cortante produzido a partir da mistura de vidro moído e cola.
Todo o material recolhido pelos agente de segurança foram levados e armazenados na sede da GCM e posteriormente será incinerado. Moradores que moram nas proximidades tem reclamado com frequência, além das pipas com linhas que colocam em risco motociclista e pedestres que passam pelo local, alguns motociclistas realizam manobras perigosas (empinando), para se exibir para as pessoas que frequenta o local, além de odor de consumo de entorpecentes.
Além da Lei Municipal 3.936/2001 que proíbe a soltura de pipas na área urbana de Birigui, o uso de material cortante na prática é considerado crime penal, previsto nos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais.
Após recolher os objetos e abordar indivíduos em atitude suspeita, todos foram dispersados do local retornando a tranquilidade e ordem pública do local. Vale ressaltar, que em Birigui já foram registrados casos graves com motociclistas atingidos por “linha chilena”.
Fotos
Compartilhem, deixe seu Like