Plantão de Notícias

Idoso de 61 anos é detido pela PM com espingarda de pressão, revólver e carabina, em Birigui

Foto: Diego Alves/Birigui Notícias da Hora

Da redação Diego Alves

Um idoso de 61 anos, morador de Brejo Algres, foi detido nesta segunda-feira (18), em Birigui (SP), acusado de posse ilegal de arma de fogo. O flagrante aconteceu após o idoso estacionar o seu veículo em local proibido, sendo defronte a entra e saída de viaturas do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, pela rua Travessa Marechal Deodoro, no centro.

Segundo foi apurado, policiais militares realizavam patrulhamento nesta segunda-feira (18), quando foram acionados via copom para comparecerem na sede do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, onde segundo o chamado, haveria um veículo estacionado em local proibido, diante do portão daquela unidade policial militar e impedia a entrada e saída das viaturas.

Pelo local, os militares identificaram o veículo descrito com sendo um Ford/Ecosport de cor vermelha, o condutor foi identificado como sendo um senhor de 61 anos. Os policiais militares ambientais já se encontravam presentes e tentavam dialogar com o idoso, porém, ele se mostrava ríspido e se recusava a descer do automóvel. A pedido da equipe da Polícia Militar, ele acatou a ordem para descer do automóvel e em revista pessoal nada de ilícito foi localizado.

Segundo os militares, durante a vistoria veicular, foram encontrados três cartuchos deflagrados dos calibres .38, 36 e 32-20W, bem como no porta-malas havia uma carabina de pressão calibre 5,5mm da marca Rossi. Pelo local, também se encontrava uma senhora, esposa do idoso abordado. Em entrevista com a esposa, ela informou aos militares que na casa do casal na cidade de Brejo Alegre, seu marido teria duas armas de fogo, sendo um revólver e uma carabina.

ARMAS DE FOGO

Diante dos fatos relatados, foi solicitado o apoio e foram até Brejo Alegre (SP), juntamente com a esposa, a qual franqueou a entrada dos policiais e exibiu o local onde cada arma estava. Atrás do guarda-roupas foi encontrado um revólver marca Rossi, calibre .38 com numeração aparente e catorze cartuchos íntegros do mesmo calibre e na sala, sobre uma estante, foi encontrada a carabina calibre .32 da marca Winchester, sem munição. A esposa afirmou ainda, que ela e o marido morariam na baixada santista e quando viriam para essa região, seu marido utilizaria aquelas armas para caçar e pescar.

Indagado pela equipe, o idoso não se manifestou sobre a origem das armas de fogo. Diante dos fatos, foi dada a voz de prisão em flagrante delito sendo ele conduzido ao Distrito Policial, sendo o mesmo algemado para resguardar sua integridade e da equipe.

ESPOSA

Ja no distrito policial, a esposa do acusado. acompanhada de sua advogada, a Dra. Roberta Cristina Sanches, disse em depoimento, que residia com seu marido na cidade de Peruíbe até setembro do ano passado, quando se mudaram para um imóvel na cidade de Brejo Alegre. Ainda segundo ela, nesta segunda-feira (18), vieram até Birigui para que seu marido passasse por uma consulta em um médico. Quando já estavam no consultório e seu marido passava pela consulta, populares vieram avisar que o veículo da família, um Ford Ecosport Vermelha, seria guinchado por estar parado em local irregular. Neste momento seu marido deixou a consulta e foi até a frente ver o que acontecia. Alguns minutos depois, ela foi até o local sendo que quando chegou, já havia um atrito entre seu marido e os militares ambientais.

Ainda segundo ela, o esposo havia adentrado no carro e se recusava a descer, com medo de ser preso em razão do atrito que teve com os policiais. Em seguida, outra equipe de policiais chegaram ao local e seu marido desceu do carro. Segundo ela, os militares revistaram o carro e encontraram alguns cartuchos deflagrados de arma de fogo e no porta-malas havia uma carabina de pressão. Um dos policiais perguntou para ela, se havia algo de ilícito em sua casa, informando que seu marido teria um revólver e uma carabina  guardados na residência. Aceitando ir com os policias até sua casa e franqueou a entrada no imóvel, tendo indicado aos policiais onde estava cada uma das armas, sendo o revólver atrás do guardaroupas e a carabina sobre a estante da sala. Por fim afirmou que as armas eram de seu marido e que teria recebido de familiares há muito tempo, não sabendo precisar quando.

IDOSO

Já o idoso, acompanhado de sua advogada, a Dra. Roberta Cristina Sanches, disse ao delegado que atualmente é morador da cidade de Brejo Alegre e veio até Birigui com a esposa para passar por uma consulta médica. Como não havia vagas próximo da clínica, deixou o veículo parado por alguns minutos em frente à sede da Polícia Militar Ambiental enquanto avisava a secretária do médico que havia chegado. Segundo ele, quando voltou ao automóvel, um rapaz sem farda que disse ser policial militar ambiental o abordou de forma ríspida e disse que o veículo seria guinchado e exigia que o interrogado entregasse os seus documentos. Ainda segundo ele, neste momento ficou com medo da abordagem, adentrou no carro e se recusou a descer até a chegada de outros policiais.

Quando os outros policiais militares chegaram, ele desceu do carro e eles passaram a vistoriar o automóvel, tendo encontrado apenas uma carabina de pressão calibre 5,5 mm que o idoso afirmou ter comprado há mais de 17 anos. Segundo ele, com relação às armas encontradas em sua casa, disse que desconhecia o revólver e nada tem a dizer sobre sua origem. Com relação à carabina, afirma que pertenceu ao seu pai, depois ao seu irmão e que a guarda apenas como relíquia. Não tem documentos e acreditava que ela não estava apta para realizar disparos, vez que seu calibre, o 32-20w é obsoleto e que já havia enchido o cano da arma com chumbo. E por fim disse estar arrependido.

FIANÇA

Diante dos fatos e depoimentos o delegado responsável elaborou boletim de ocorrência de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido. Uma fiança no valor de R$3.000,00 reais foi arbitrada pela autoridade policial, sendo o valor apresentado pela esposa do acusado. Desta forma o idoso foi liberado para responder pelo processo em liberdade. Todas as três armas permaneceram apreendidas. O veículo, apresentava irregularidades administrativas, dentre elas, pneus em mal estado, sendo feita a apreensão administrativa.

Compartilhem, deixe seu Like

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by