Plantão de Notícias

Julgamento de CP que pode novamente cassar Maffeis acontece nesta segunda-feira (22), em Birigui

Foto divulgação

Da redação Diego Alves

Os vereadores da Câmara Municipal de Birigui se reunirão em Sessão Extraordinária, na próxima segunda-feira (22), às 13h, para julgamento do Parecer Final da Comissão Processante nº 1 de 2024, com fundamento no Artigo 4º, Incisos VII e X, do Decreto-Lei 201/67.

A Comissão, instaurada após a aprovação do pedido protocolado pelo Requerimento nº 42 de 2024, apura possível infração politico-administrativa contra o Prefeito Municipal, Leandro Maffeis, que teria utilizado indevidamente as placas oficiais da Prefeitura em veículo particular, não pertencente ao município.

RELEMBRE O CASO

A GCM (Guarda Civil Municipal), flagrou o carro particular da primeira-dama de Birigui, ostentando placas oficiais do Poder Executivo, que poderiam ser usadas apenas em veículos oficiais do município.

A reportagem apurou que o fato ocorreu no último dia 30 de janeiro de 2024. A GCM foi acionada pelo vereador André Fermino (PSDB), a comparecer na Secretaria de Assistência Social. O vereador contou que recebeu denúncia anônima, que o veículo particular da primeira-dama Silvana Millani, que estava estacionado no local, ostentava placas oficiais.

A primeira-dama foi solicitada pelos GCMs e forneceu o documento do veículo, que está registrado em nome do prefeito de Birigui Leandro Maffeis. Durante vistoria no Toyota Corolla, as placas originais do tipo Mercosul foram encontradas no porta-malas do veículo.

MANUTENÇÃO

A primeira-dama contou que o veículo oficial estava em manutenção e o prefeito utilizou o carro particular, para ir até a capital. Ele teria usado as placas oficiais para facilitar o acesso as repartições públicas. Ainda segundo a primeira-dama, após o marido retornar de viagem, ela usou o veículo apenas para ir trabalhar.

NÃO COMPARECEU

No dia 02 de Abril, a Câmara Municipal de Birigui sediou a Oitiva da Comissão Processante nº 01 de 2024, destinada a ouvir o Chefe do Poder Executivo, Leandro Maffeis. A Comissão foi instaurada após a aprovação do pedido protocolado pelo Requerimento nº 42 de 2024, que levanta questionamentos sobre o suposto uso indevido das placas oficiais da Prefeitura em um veículo particular não pertencente ao município.

No entanto, o prefeito não compareceu à oitiva e naquela data não apresentou qualquer justificativa para sua ausência. A falta de comparecimento do Chefe do Executivo chamou a atenção durante a sessão, deixando sem resposta as indagações que motivaram a instauração da Comissão Processante.

Anteriormente, nos dias 25 e 26 de março, foram realizadas as oitivas das testemunhas do Prefeito, incluindo o delegado Dr. Eduardo Lima de Paula e o Guarda Municipal João Sidnei Candido.

Integram esta Comissão o vereador Wesley Ricardo Coalhato (Cabo Wesley – União Brasil), como Presidente, o vereador Fabiano Amadeu de Carvalho (Pô Birigui – MDB), como Relator, e o vereador Paulo Sergio de Oliveira (Paulinho do Posto – Avante), como Membro.

AO VIVO

A Sessão Extraordinária é aberta ao público e conta com transmissão ao vivo no canal da TV local (18.3), no canal Câmara Birigui no YouTube e na página facebook.com/camarabirigui. Terminada a Sessão Extraordinária, a gravação audiovisual do evento fica disponível no YouTube.

Compartilhem, deixe seu Like

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by