Da redação Diego Alves
Nesta quinta-feira (18), durante o patrulhamento ambiental da Operação “Guardião das Florestas”, a equipe do 1º Pelotão de Polícia Ambiental acionada para um resgate especial na zona rural do município de Buritama (SP). A solicitação veio do serviço de diurno levando a equipe até a Base da Defesa Civil local.
No local, em colaboração com a Brigadista Sra. Rosangela, a equipe recebeu um primata adulto da espécie Bugio-preto (Alouatta caraya). O animal estava em condições preocupantes, apresentando debilidade física severa, além de ferimentos graves na pata esquerda e parte do rosto, provavelmente decorrentes de conflitos dentro de seu grupo.
Imediatamente após o resgate, a equipe retornou ao município de Araçatuba e encaminhou o primata à Associação Mata Ciliar. Lá, sob os cuidados da médica veterinária Dra. Ágatha Mebs Silva, o animal passou por uma análise clínica detalhada. Infelizmente, devido ao estado físico crítico e às condições clínicas adversas, a Dra. Ágatha informou que a única opção humanitária possível seria a eutanásia.
Apesar da situação, atualmente, o primata continua sob os cuidados da veterinária, recebendo todo o suporte necessário.
Compartilhem, deixe seu Like