Da redação Diego Alves
Um morador do São José em Araçatuba (SP), foi autuado nesta terça-feira (07), em R$13.500,00 reais, acusado de manter aves nativas em cativeiro, sem nenhuma autorização dos órgãos competentes. Ao todo foram 27 aves nativas apreendidas além de várias gaiolas.
Durante uma operação de patrulhamento ambiental em resposta a uma denúncia, equipes da Polícia Militar Ambiental, descobriram a existência de 27 passeriformes nativos mantidos em cativeiro, sem a devida autorização do órgão ambiental competente. A ação ocorreu no Bairro São José, em Araçatuba.
Conforme as diretrizes da Resolução SIMA 005/2021, sete autuações foram emitidas com base no Art. 25. O valor total das autuações somou R$ 13.500,00. A natureza das infrações foi ter espécimes da fauna nativa em cativeiro, uma prática considerada ilegal e prejudicial ao equilíbrio ambiental.
As aves nativas, incluindo 16 Canários da Terra, 08 Coleirinhos Papa Capim, 02 Periquitos Rico e 01 Pássaro Preto, juntamente com as gaiolas, foram apreendidas e encaminhadas ao Centro de Educação Ambiental do município de Valparaíso (SP). Lá, o Médico Veterinário Dr. Mário Sergio Rosa Redigolo, ficará responsável pela análise e recomendação sobre a destinação adequada e o bem-estar das aves, priorizando sua saúde e reintegração ao habitat natural.
Compartilhem, deixe seu Like