Da redação Diego Alves
A Polícia Militar Ambiental realizará em todo o Estado de São Paulo, a Operação “Huracan”, nos dias 23 e 24 de maio de 2024. Trata-se de Operação Policial-Militar do gênero “Presença e Fiscalização”, onde serão realizadas vistorias e orientações a fim de reduzir os focos de queimadas no período de estiagem.
Segundo a Polícia Militar Ambiental, com o emprego do contingente de policiais militares ambientais, a operação tem como objetivo a prevenção dos focos de incêndio em vegetações e, consequentemente, a minimização dos impactos que estes acarretam na saúde da população. Entre as ações, serão orientados os proprietários rurais quanto às medidas de prevenção, como a manutenção dos aceiros nas plantações de cana-de-açúcar.
Margens de rodovias, ferrovias, zonas de amortecimento de unidades de conservação e outros pontos de vulnerabilidade para incêndios também serão alvo do policiamento preventivo.
O nome “Huracan” faz alusão à mitologia maia, sendo o Deus responsável por catástrofes naturais com a invocação de elementos como o vento, fogo e terra.
Ainda mais importante, iniciam-se as ações de educação ambiental nas redes sociais como forma de conscientização de toda a população, com os alertas:
Não atire cigarros ou fósforos às margens de rodovias. Não solte balões. Soltar balões é crime previsto na Lei 9.605/98.
Evite acender fogueiras. Não acenda fogueiras perto de matas e em dias de vento. Não realize queimadas. Quando necessário aplicar em áreas agrícolas, conforme regulamentação legal, solicite autorização prévia à CETESB.
Não solte fogos de artifício próximo às áreas com vegetação.
Não permita que crianças façam uso de fósforo, isqueiros ou materiais inflamáveis. Não jogue lixo em terrenos baldios.
Compartilhem, deixe seu Like