Da redação Diego Alves
O Sesc Birigui apresenta neste mês de abril uma programação de cinema que promete agradar cinéfilos de todas as idades. Com uma seleção diversificada de filmes, composta de títulos premiados e indicados ao Oscar, o público terá a oportunidade de desfrutar de grandes produções nas telonas, gratuitamente.
Neste domingo, às 16h, o Teatro do Sesc exibe “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, uma continuação do título de 2018. Desta vez, Miles Morales (Shameik Moore), o amigável Homem-Aranha do Brooklyn, se vê envolvido em uma missão épica em meio ao multiverso, onde precisa unir forças com a mulher-aranha Gwen Stacy (Hailee Steinfeld) e um novo grupo de homens-aranha, compostas por heróis de diferentes dimensões.
Conflitos surgem entre os heróis sobre como lidar com uma nova ameaça, deixando Miles em um impasse. Enfrentando um vilão de poder incomparável, Miles precisa redefinir o significado de ser um super-herói para salvar aqueles que mais ama.
O filme foi aclamado pelo público e crítica, faturando mais de 680 milhões de dólares nas bilheterias mundiais, e foi indicado ao Oscar de Melhor Animação.
Barbie
Na terça-feira (9), o teatro do Sesc exibe uma sessão especial com “Barbie”, que alcançou conquistas impressionantes, solidificando seu lugar na história do cinema: tornou-se o filme de maior bilheteria de 2023 e estabeleceu-se como o filme de maior bilheteria dirigido por uma mulher. No Oscar, venceu a categoria de Melhor Canção Original.
No live-action da boneca mais famosa do mundo, o filme acompanha o dia a dia em Barbieland – o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia e suas únicas preocupações são encontrar as melhores roupas para passear com as amigas e curtir intermináveis festas. Porém, uma das bonecas (interpretada por Margot Robbie) começa a perceber que talvez sua vida não seja tão perfeita assim, questionando-se sobre o sentido de sua existência e alarmando suas companheiras. Logo, sua vida no mundo cor-de-rosa começa a mudar e, eventualmente, ela sai da Barbieland.
Birdman
Além desses destaques, a programação deste mês inclui obras que marcaram época e conquistaram o público em todo o mundo. Entre elas estão “Birdman (ou A Inesperada Virtude da Ignorância)”, uma obra-prima cinematográfica que recebeu elogios da crítica e venceu quatro prêmios do Oscar (das nove indicações), incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.
Em Birdman, Riggan Thomson (Michael Keaton) alcançou grande sucesso no passado ao interpretar Birdman, um icônico super-herói. No entanto, sua carreira começou a declinar desde que recusou participar do quarto filme da franquia. Em busca de reconhecimento como ator e da fama perdida, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar uma adaptação teatral na Broadway.
Enquanto lida com o elenco composto por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough), Riggan também enfrenta desafios com seu agente Brandon (Zach Galifianakis) e uma voz estranha que persiste em sua mente.
Bohemian Rhapsody
Outro destaque é “Bohemian Rhapsody”, um filme biográfico que celebra a vida e o legado da lendária banda Queen e seu vocalista, Freddie Mercury. Vivido por Rami Melek, Freddie Mercury e seus companheiros Brian May (Gwilyn Lee), Roger Taylor (Ben Hardy) e John Deacon (Joseph Mazzello) mudam o mundo da música para sempre ao formar a banda Queen, durante a década de 1970. Porém, quando o estilo de vida extravagante de Mercury começa a sair do controle, a banda tem que enfrentar o desafio de conciliar a fama e o sucesso com suas vidas pessoais.
Trata-se de uma jornada pela história da música icônica e som revolucionário da banda que conquistou o coração de milhões de fãs ao redor do mundo. O filme levou quatro estatuetas no Oscar 2019: Melhor Montagem, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Ator.
Duna
E para os amantes da ficção científica, não poderia faltar “Duna”. Baseado no aclamado romance de Frank Herbert, este épico espacial promete transportar o público para um universo repleto de aventura, intriga e fantasia.
Paul Atreides (Timothée Chalamet), herdeiro da família Atreides, enfrenta grandes responsabilidades. Enviado pelo Duque Leto Atreides para governar o planeta Arrakis, ele e sua concubina Lady Jessica (Rebecca Ferguson) são traídos e buscam refúgio entre os Fremen, os nativos do deserto.
O filme de Denis Villeneuve ganhou seis Óscares (do total de dez indicações), vencendo principalmente as categorias técnicas incluindo montagem, efeitos visuais, som e design de produção. Também levou a melhor em fotografia e montagem.
O Sesc Birigui também exibiu “Amor, Sublime Amor” (2021), no último dia 2. Adaptado de um musical da Broadway, o longa conta uma história de amor e rivalidade juvenil que se passa na Nova Iorque de 1957.
Sobre o Sesc Birigui
O Sesc Birigui iniciou suas atividades em 1998, ainda como uma Unidade Provisória e oferecendo atividades para toda a região. Em 25 de novembro de 2017 foi inaugurada a Unidade Operacional do Sesc Birigui, um moderno complexo cultural e esportivo com 7.586 m² de área construída em um terreno de 9.525 m².
Por acreditar que as ações socioculturais são fundamentais para a educação coletiva e individual, o Sesc tem em suas unidades um espaço privilegiado para a realização de suas atividades. Concebido segundo esses princípios, a construção do Sesc Birigui priorizou em sua implantação uma proposta arquitetônica que integra o verde em torno do edifício por meio de estruturas transparentes.
Seguindo critérios democráticos na política de acesso e na qualidade da programação, a unidade proporciona o encontro e a convivência entre pessoas e as múltiplas formas de expressão da cultura, promovendo a cidadania e a disseminação do conhecimento em diversas áreas. As relações com a comunidade, a municipalidade, as empresas e instituições fazem do Sesc Birigui um polo de interatividade local. Mais informações em https://www.sescsp.org.br/birigui
Compartilhem, deixe seu Like