Da redação Diego Alves
O diretor-tesoureiro da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Alexandre de Sá Domingues, ministrou uma aula magna na 78ª Subseção de Penápolis, com o tema “Tribunal do Júri”. Realizado na noite desta terça-feira (23) pela Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB local, o evento reuniu advogadas e advogados da cidade e de municípios da região, como Buritama, Guararapes e Birigui.
Durante a sua exposição, Domingues destacou a relevância do Tribunal do Júri como instrumento fundamental para a democracia, além de alertar que todo advogado criminalista deve possuir pleno conhecimento de suas prerrogativas para atuar em um julgamento. Com mais de 400 júris na carreira, o dirigente da Ordem paulista contou que boa parte desse montante é fruto da sua atuação no convênio da Assistência Judiciária.
Domingues lembrou que, quando estudava Direito, chegou a pensar em advogar na área tributária, mas tudo mudou no último semestre do curso. “Participei de uma seleção de júri simulado, fui um dos escolhidos e, a partir desse momento, me apaixonei por essa área”, contou o tesoureiro da OAB SP, complementando que o Tribunal do Júri é uma prática constante de pensar estratégias em um curto espaço de tempo.
“O frio na barriga, a preparação, a oralidade, o imponderável. É tudo muito rápido. Tem que saber falar já pensando o que pode vir de resposta. É um jogo de xadrez, porque tem que pensar em dois ou três movimentos para frente e, dependendo do que você falar, pode tomar uma invertida que irá tirar a sua credibilidade perante os julgadores”, alerta.
Interiorização
O evento de desta terça-feira (23) foi organizado pela equipe do Núcleo ESA Penápolis, coordenado por Arthur Bezerra de Souza Junior. Recebido pelo presidente da Subseção, Evandro Bertaglia Silveira, o tesoureiro da Secional paulista declarou a alegria em visitar a Casa, além de enaltecer o trabalho realizado pela Escola Superior de Advocacia.
“É incrível esse projeto que a ESA tem realizado em todo Estado de São Paulo, com a oferta de aulas magnas para revitalizar os núcleos”, disse Domingues.
Para o presidente da Subseção, a presença da diretoria da OAB SP na região mostra que não há distinção entre Capital e Interior. “O Alexandre é um tesoureiro muito presente. É a terceira vez que ele vem a Penápolis e a advocacia local está muito satisfeita não somente pela visita, mas por ter a oportunidade de adquirir todo esse conhecimento que ele tem na área do Tribunal do Júri”, pontuou Bertaglia.
“Junto à presidente Patricia, o doutor Alexandre fez o que muita gente dizia que era impossível, ou que era promessa falsa de campanha. Prometeram reduzir a anuidade e reduziram 10% do valor. Paralelamente, conseguiram que todo crédito pago em anuidade retorne para fazer cursos da ESA”, complementou o presidente da Subseção de Penápolis, ao citar o programa Anuidade de Volta da OAB SP.
Compartilhem, deixe seu Like